15/10 - München

E saiu minha colocação oficial entre os corredores. Percentil 60. Longe do memorável, mas tampouco assim tão humilhantemente medíocre. 



E hoje, com a pernas ainda massacradas mas com o orgulho massageado, finalmente um dia para fazer turismo pela cidade. Que, se de carnavais muito outros me deixou vagas e distantes boas memórias, agora, à leitura dos guais turísticos, já me pareceu apenas um apanhado de igrejas e museus caros para passar pela frente. Mais um dia de sol e temperatura que devia ser menor, e aquela coisa deles de fechar todo o comércio às 5 da tarde e azar do Aderbal, cujo ônibus só sai às 11 da noite.


Mais caro dentre os caros, o Deutsches Museum, de ciência e tecnologia, desapontou. Se umas duas décadas atrás foi ali que vi meu primeiro material sobre fissão nuclear numa usina atômica, o que depositou em mim uma semente de entusiasmo pela Física que germina até hoje, desta vez me parece o mesmo museu daquela época, com pouquíssimos textos traduzidos para o inglês, as coisas aparentemente mais divertidas não funcionando ou abertas ao público hoje, tudo meio antigo e pouco dinâmico. Por doze nauseantes contos.


Depois, mais uma walking tour, desta vez ciceroneados por um sujeito da África do Sul, de humor pouco farto e um inglês bastante desafiador. Minha tradicional comidinha de hóstia ainda não foi hoje, porque as últimas missas nas tantas várias igrejas eram às 5 da tarde. 


Na ida para a rodoviária, passo em frente ao Circus Krone, que até então era apenas o nome de uma casa de shows onde tocou o Tangerine Dream, no tempo em que ele era bom, num espetáculo que, assim como tantos outros, obviamente não assisti.



E agora é hora de passar a noite dormindo sentado no busão, coisa que já não tenho idade para fazer, mas a mesquinhez econômica comigo mesmo sempre fala mais alto.... E esta madrugada saio da zona do Euro. Agora vai ser aquela aporrinhação de ficar trocando moeda dia sim, outro não, a cada novo país visitado.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

10/11 - epílogo

17/10 - Budapest

13/10 - Nürnberg, München